|
GT 03: Imagem, Arte e Mídia |
Título do trabalho: Maria Aparecida Ramos da Silva
Coordenador: Adriano Cruz
Resumo: Este trabalho tem o objetivo de realizar a narrativa de uma experiência docente, no ensino da disciplina Direção e Interpretação para alunos do curso de Comunicação Social da UFRN, habilitação em Rádio e TV. Ao narrar essa primeira experiência na condução da disciplina, pretendemos analisar e refletir sobre a metodologia utilizada no ensino da mesma, questionando-a de modo que possamos sempre estar buscando caminhos que favoreçam o desenvolvimento de um processo ensino-aprendizagem de qualidade, principalmente, por essa disciplina não ser voltada para a formação de atores, mas sim para comunicadores. Durante todo processo foi trabalhado a questão da imagem de si mesmo, em que ressaltou-se o trabalho de consciência corporal, estudos da linguagem e interpretação midiática, assim como exercícios de técnica vocal e diversas oficinas. Esse trabalho permitiu que ao final, os alunos gravassem vídeos com adaptações de textos, interpretando autores como Caio Fernando Abreu, Bertolt Brecht, Sarah Kane, entre outros, além de reprodução de cenas de cinema e música.
|
Título do trabalho: Tiradentes Esquartejado: imagem e narratividade
Coordenador: Adriano Charles Cruz
Resumo: A tela Tiradentes Supliciado, apresentada pelo pintor Pedro Américo, também conhecida como Tiradentes Esquartejado, é a única imagem na história da arte brasileira e ocidental que privilegia a visão do esquartejamento. A obra rompe com a estratégia republicana, que mediatizava o herói em todos suportes mediativos da época, ao revelar a fragilidade do novo representante diante da missão de emblematizar o novo regime político e consolidar a nação. Este artigo analisa a imagem tendo em vista a espacialidade, a comunicabilidade e a narratividade contidas na obra. O referencial teórico contempla a semiótica discursiva e a teoria do espaço proposta por Ferrara (2008). |
Título do trabalho: A (RE)INVENÇÃO DA ADOLESCÊNCIA: ALGUNS RETRATOS DA ADOLESCÊNCIA NA CULTURA BRASILEIRA
Coordenador: Prof. Adriano Charles Cruz - DECOM/UFRN /Prof. Moacir Barbosa de Sousa - DECOM/UFRN
Resumo: As identidades são construídas no e por meio do discurso. Esse axioma, alimentado pelas discussões contemporâneas no campo da linguagem, é a tese principal que fundamenta este trabalho. À luz de contribuições oriundas da Psicanálise e da Análise do Discurso, expostas pelos pesquisadores Calligaris (2000) e Moita Lopes (2002) respectivamente, o presente trabalho analisa os modos de construção discursiva responsáveis por (re)inventar a imagem do adolescente em músicas de dois dos mais representativos compositores do pop rock brasileiro: Cazuza ("Ideologia") e Renato Russo ("Aloha"). Nesse ínterim, a investigação destrincha algumas das imagens fomentadas, nos últimos anos, pela mídia brasileira no tocante à imagem do jovem, de modo a perceber as canções analisadas em movimento de permanência e/ou ruptura com os paradigmas midiáticos.
|
Título do trabalho: Subjetividade e mercado dos bens simbólicos na sociedade midiática
Coordenador: Stella Galvão
Resumo: O percurso intelectual e artístico das sociedades ocidentais se relaciona com a história das transformações do sistema de produção de bens simbólicos e da própria estrutura destes bens, o que se espelha no vínculo entre humanos e imagens. Quais são os elementos cruciais de interação quando sujeitos “modernos” interagem com imagens? Esses vínculos são potencializados nos cenários contemporâneos marcados pelo consumo e pela forte presente da mídia em seus diversos formatos. Ao longo destas transformações, formou-se um campo de representações que terminou por “contaminar” o sistema de relações de produção, circulação e consumo de bens simbólicos. |
Título do trabalho: “SEJA O QUE VOCÊ QUISER, BARBIE GIRL” :BARBIE TESTEMUNHA E INFLUENCIA 50 ANOS DE HISTÓRIA.
Coordenador: Annie Larissa Garcia Neves Pontes
Resumo: Criação do casal Ruth e Elliot Handler, fundador da empresa Mattel, tendo como designer o americano Jack Ryan, a boneca Barbie foi lançada oficialmente em uma feira de brinquedos no ano de 1959, a Feira Anual de brinquedos de Nova York ocorrida em 9 de março. A boneca que sempre está na moda, ao longo dos seus 50 anos reflete as mudanças do mundo feminino, além de em alguns momentos, em edições especiais, retratar através da vestimenta as épocas em que não esteve presente, de maneira que carrega consigo uma bagagem histórica, principalmente a História das Mulheres. Analisar essa boneca é ir além do simples exercício de observar o arquétipo plastificado, é percebê-la como um objeto que merece ser estudado, tanto por ser testemunha de mudanças no comportamento humano, como por tudo o que está “escondido” na imagem da mulher perfeita, na futilidade, na representação do consumismo exacerbado e também da influência norte-americana no mundo. E foi com o intuito de mostrar o quão importante são as pequenas coisas, coisas estas que não damos a devida atenção por puro preconceito e que ao fazê-lo perdemos uma parcela complementar da História que esse projeto foi desenvolvido. Ao longo do desenvolvimento deste foi possível perceber o quanto a Barbie marcou gerações, graças à personalidade, padrão estético e a história que representa. De forma que fora possível perceber o valor da vestimenta, e a desconstrução da idéia de que a boneca Barbie é incompatível com a realidade social, quando na verdade ela representa um gênero e uma certa classe da sociedade. |
Título do trabalho: A comunicação como jogo
Coordenador: Bruno Sérgio Franklin de Farias Gomes
Resumo: A trajetória do personagem Jamal Malik apresentada no filme indiano "Quem quer ser um milionário?" representa o fio condutor deste trabalho, que dialoga com a narrativa cinematográfica para apresentar uma condição humana muitas vezes despercebida com as constantes tentativas de enquadrar a espécie humana na racionalidade: o homo sapiens-demens-ludens. Tal incursão demonstra a possibilidade de uma recursividade proporcionada pela comunicação como mecanismo/estratégia/possibilidade de respostas à algumas questões da vida. |
Título do trabalho: ALMA DAS RUAS
Coordenador: Alexandre Santos e Érica Lima
Resumo: A rua é um local concreto, com terra, asfalto, casas, carros, sons, ou seja, algo totalmente perceptível. No entanto, tratamos neste trabalho das significações encontradas em determinados espaços urbanos, o que faz da rua um lugar abstrato. Considerando a alma como algo subjetivo, impalpável e a rua um local de constante movimento, a Alma das Ruas seria a essência das pessoas que através de suas atividades, convívio e interação nesse espaço público dão vida a estes ambientes. Por meio de uma pesquisa de campo, lançamos um olhar múltiplo, plural e subjetivo sobre as pessoas que tem uma ligação direta com as ruas e documentamos videograficamente a vida dessas pessoas em seu ambiente, através de um olhar humanista, despertando a sensibilidade dos telespectadores mediante o uso de uma linguagem poética e simples. Desta forma, a série televisiva aqui proposta, caracteriza-se como um mergulho na realidade dessas pessoas, dando a oportunidade das mesmas serem ouvidas e permitindo aos telespectadores que assistem aos vídeos, conhecer certas particularidades desses personagens reais, o que na correria diária nos grandes centros, seria impossível acontecer. Nesta perspectiva, informação, reflexão e entretenimento são os pontos-chave desta série, podendo haver uma integração destes pontos ou até mesmo uma abordagem única de um desses pontos, tudo vai depender da pessoa retratada e da criatividade na utilização dos recursos técnicos disponíveis. Alma das Ruas fomenta a cultura registrando o cotidiano cidadão, no qual os seus agentes sejam na verdade os atores deste cenário real. |
Título do trabalho: “Educação e Audiovisual no Semi-árido Potiguar”
Coordenador: Ana Lucia Gomes
Resumo: A proposta da pesquisa “Educação e Audiovisual no Semi-árido Potiguar” investiga a experiência do Projeto Mossoró Audiovisual na formação de um acervo em vídeo que desperte na população local o reconhecimento da identidade cultural em relação aos bens culturais, materiais e imateriais. A proposta do Projeto foi promover um curso de capacitação em audiovisual e uma mostra de vídeos em que os produtos gerados abordassem aspectos culturais de Mossoró, interior do Rio Grande do Norte. A pesquisa-ação vem se desenvolvendo desde 2010 e iniciou com a referência bibliográfica de Renato Ortiz, 1994, Muniz Sodré,1984, Lúcia Lippi Oliveira, 2008. Estão sendo analisados os vídeos e os envolvidos em todo o processo: alunos do curso, platéia direta e indireta do projeto e o poder público local. Dentro do projeto foram produzidos 09 curtas-metragens em e foi a iniciativa de um coletivo voltado para produção cultural, artes e comunicação chamado Caminhos, Comunicação & Cultura. |
|
|
|
|