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GT 02: Teatro, Dança e Extensão Universitária |
Título do trabalho: Domínio Cia de Dança: uma reflexão sobre dança e produção cultural.
Coordenador: Philipe Michel Silva Soares Orientadora: Analwik Tatielle Pereira de Lima
Resumo: Esse trabalho é fruto de uma pesquisa realizada na disciplina Fundamentos da Dança, do Curso de Produção Cultural do IFRN, sobre a relação da formação em produção cultural no contexto acadêmico e o papel do produtor cultural no cenário artístico da cidade do Natal - RN, especificamente sua atuação em um grupo de dança. Pesquisamos a Domínio Cia de Dança, uma companhia contemporânea natalense, criada em 2001. Observamos que estudos direcionados à produção de grupos e companhias de dança são escassos no âmbito acadêmico, e em Natal, a figura do produtor cultural é, na maioria das vezes, substituída pela do diretor geral ou administrativo do grupo, o que acontece com a Companhia pesquisada. A renda para custear as atividades da companhia advém da Studio Corpo de Baile, a qual tem exercido papel importante para a manutenção do grupo, pois os editais e a renda obtida pela bilheteria das apresentações não custeiam os gastos ao longo do ano com cenografia, iluminação, bailarinos, dentre outros atributos da produção. Durante a pesquisa com a Cia foi possível perceber a dificuldade em realizar trabalhos artísticos em dança na cidade. Os editais que são oferecidos não sustentam efetivamente as atividades da companhia; o público apreciador de dança é restrito; os custos para contratar coreógrafos exemplares são altos; os espaços para a realização de apresentações são poucos, além de diversas outras despesas na produção que dificultam a sobrevivência das companhias e grupos de dança. Acreditamos que pesquisas com essa finalidade possuem uma importante contribuição para o campo da produção artística, pois evidenciam as relações existentes entre a dança e o contexto da produção cultural, além de diagnosticar problemáticas para estudos mais aprofundados nesta área.
Palavras chave: Produção Cultural, Dança, Arte. |
Título do trabalho: Processos de produção artística da Gaya Dança Contemporânea
Coordenador: Larissa Kelly de Oliveira Marques
Resumo: Nos últimos anos, a Gaya vem investindo em um trabalho autoral no que se refere a produção coreográfica. Em 2010 o trabalho desenvolvido caracterizou-se pela montagem de três produtos coreográficos por professores do DEART que priorizaram pesquisa de movimentos a partir de memórias corporais dos bailarinos e de aspectos culturais do contexto norte-riograndense, especialmente a Capoeira. Pretende-se nesta reflexão discutir esses processos, apontar os procedimentos adotados para realização das produções artísticas e as suas dificuldades de execução, além de destacar os investimentos pretendidos para este ano como modo de socialização do repertório artístico produzido o ano passado a partir da parceria com instituições educativas da cidade e interior do estado do RN. Nessa perspectiva a Gaya tem como ações a serem realizadas a socialização da produção coreográfica, a participação em evento científicos e artísticos, a oferta de vivências de dança para a comunidade e registro escrito e imagético dos projetos e trabalhos realizados. |
Título do trabalho: O Canto do Ator
Coordenador: Mayra Montenegro de Souza
Resumo: A arte do ator não está em o quê ele diz, mas em como ele diz. É necessário, portanto, o saber dizer, rechear as palavras de todas as possibilidades e atrativos que as transformem em ação, gesto vivo e intenção clara. Acredito que a incorporação de parâmetros da música é fundamental nessa busca. Mas como fazer para encontrar a música da palavra ou transformar as palavras em música?
O dizer no teatro é uma vocalidade poética, conforme Sara Lopes (1997), e está mais próxima do canto. É necessário, então, que o ator conheça os parâmetros que regem o canto para aprimorar o seu trabalho vocal.
O presente trabalho é um caminho percorrido, uma experiência unindo teoria e prática, o desejo de buscar “uma voz que escancare os desejos (...), se realizando como movimento vivo e transformador” (GAYOTTO, 1997, p. 15). Relato uma forma (ou formas) de utilizar parâmetros musicais como ferramentas para o trabalho vocal do ator e sugiro uma notação específica com marcações rítmicas, melódicas e expressivas – símbolos que me são úteis para “visualizar” o som e registrar partituras vocais construídas em um processo criativo.
Não é pretensão deste trabalho adentrar profundamente na teoria musical e história da música, mas explicar os parâmetros escolhidos de forma geral e filtrar as informações em função do que utilizo em minha prática. Busco me apropriar desses parâmetros trazendo-os para todo trabalho vocal em cena, com foco especial para o estudo do texto.
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Título do trabalho: Ouidah
Coordenador: Prof. Dra. Lara Rodrigues Machado
Resumo: Ouidah é o resultado artístico de um processo de criação coletiva. Teve como ponto de partida a pesquisa de campo sobre a capoeira. Utilizando o “jogo” como procedimento metodológico, dados colhidos nas pesquisas prática e teórica foram trabalhados em laboratórios de dança, desenvolvidos em exercícios de improvisação e finalizados em composição coreográfica com enfoque no universo das tradições afro-brasileiras.
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Título do trabalho: Tropa Trupe
Coordenador: Rodrigo Brugrenn
Resumo: Projeto desenvolve atividades circenses dentro da universidade em conjunto com o Grupo Arketipus, realizando também treinos de capoeira angola, encontros e apresentações de espetáculos. O projeto acontece na lona do circo Tropa Trupe e está vinculado ao DEART, NAC e Pro Reitoria de Extensão. Além de funcionar como espaço cênico, cultural e também sede da Tropa Trupe Cia de Arte.
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Título do trabalho: A SENSIBILIZAÇÃO DO MÚSICO PARA O GESTO CÊNICO: UMA EXPERIÊNCIA NO PAU E LATA: PROJETO ARTÍSTICO-PEDAGÓGICO
Coordenador: Lilian Maria Araujo de Carvalho
Resumo: Trazendo considerações sobre as investigações cênicas contemporâneas, bem como suas formas de ensino-aprendizagem para o contexto do Pau e Lata: Projeto Artístico-Pedagógico (projeto permanente da EMUFRN), a pesquisa em questão objetiva investigar a sensibilização do percussionista para o gesto cênico juntamente com uma proposta de intervenção cênica. Considera a experiência dos componentes do grupo Pau e Lata da UFRN a partir do trabalho de preparação corporal e criação cênica do espetáculo Sinfeiria em 3 Movimentos, com base nos fundamentos teórico-metodológicos de educação musical vivenciados no Pau e Lata e nos princípios de preparação de ator da Antropologia Teatral. A investigação se realiza a partir da observação e de registros escritos, fotográficos e videográficos de oficinas realizadas com o Pau e Lata tendo a Antropologia Teatral como referência metodológica. Até agora, foram realizados treze encontros e já podemos perceber resultados, tanto ao que se refere a uma presença cênica viva perceptível ao espectador, quanto a uma construção corpóreo-cênica para o espetáculo, proporcionando uma maior dinâmica de movimentos em cena. Aqui, compreende-se o espetáculo musical como um espaço propício para possibilidades perceptivas significativas não apenas sonoras, mas também visuais para o espectador, através do músico e sua possibilidade corporal cênica. A investigação em andamento tem, no momento, como foco refletir sobre as tênues linhas dessas interseções entre os princípios da Antropologia Teatral e dos teóricos da educação musical vivenciados no Pau e Lata, bem como a história corporal dos integrantes inseridos diretamente nessa pesquisa.
Palavras-chave: corpo, percepção, gesto, cena, preparação corporal, educação musical, criação cênica.
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Título do trabalho: Possibilidades em jogo: (re) criação da vida cênica do ator
Coordenador: Antônio Luiz de Oliveira Neto
Resumo: Essa pesquisa visa percorrer experiências práticas e teóricas que possibilitem levantar possibilidades para a criação e a recriação da vida cênica do ator, tendo em mente a necessidade do jogo teatral envolvendo a não-mecanização de concepções preestabelecidas, durante uma temporada longa ou em apresentações que ocorram em grandes períodos temporais.
Nosso enfoque levará em consideração o ponto de vista do trabalho do ator e variadas outras instâncias (a repetição, o público, o parceiro de contracenação, a direção, as novas descobertas, a interioridade e exterioridade).
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Título do trabalho: Santa Cruz do Não Sei: Um processo criativo teatral e ritualístico
Coordenador: Paula Laís Araújo de Medeiros e Tatiane Cunha de Souza
Resumo: O referente trabalho iniciou-se em 2010 a partir de uma proposta, realizada pelo Prof. Dr. Robson Haderchpek a alguns discentes, de investigar – em campo – o cotidiano de pescadores e demais moradores da Vila de Ponta Negra (Natal/RN), para a produção de um espetáculo teatral que tivesse como tema “histórias de pescador”.
Criou-se, então, o Grupo de Teatro da UFRN “Arkhétypos” que, em parceria com o Projeto de Extensão “Encantos da Vila”, coordenado pela Profa. Dra. Teodora Alves, partiu para a coleta de materiais na Vila de Ponta Negra e para a construção cênica em sala de ensaio, onde criou-se uma dramaturgia autoral – em forma de contos - tendo em vista os aspectos da cultura oral e procedimentos ritualísticos a serem inseridos enquanto linguagem no espetáculo teatral “Santa Cruz do Não Sei”.
Apesar de ter iniciado no primeiro semestre de 2010, só em 2011 o Projeto é aprovado pela PROEX, o que veio a contribuir com a produção do espetáculo, assim como as reflexões realizadas dentro do Grupo sobre o fazer artístico e a possibilidade de troca com a comunidade.
O encontro entre a comunidade da Vila de Ponta Negra e a comunidade acadêmica tem sido fortalecedor para a equipe de pesquisa e enfatiza a importância do retorno que pesquisadores devem promover nesses nichos de reverberação cultural, intensificando e estimulando o empirismo sobre o objeto de estudo e promovendo o acesso da população natalense às atividades desenvolvidas dentro da academia.
Desta forma, a ideia de Teatro que o Grupo Arkhétypos vem construindo é proferida como algo imanente a uma sociedade e a sua cultura, já que o objeto de estudo são os elementos tradicionais e o teatro popular, elos para a capacidade que o teatro tem de levantar discussões e até mesmo transformar pensamentos. |
Título do trabalho: ARTEculAÇÂO
Coordenador: Nativa Yawanawá Souza Gama
Resumo: O ARTEculAÇAO é um projeto que nasce no fervor das discussões do CUCA- Natal (Centro Universitário de Cultura e Arte)devido à necessidade percebida de comunicação, ligação e articulação entre os grupos existentes na Universidade Federal do Rio Grande do Norte que trabalham em prol do desenvolvimento artístico e cultural. Tem por objetivo fomentar, agregar e organizar o público universitário para realizar projetos e ações de forma a fazer circular o que é produzido no âmbito da produção cultural dentro da UFRN relacionado o tripé: Juventude, cultura e política.
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Título do trabalho: A Construção Teatral na "Disciplina Encenação"
Coordenador: Prof.ª Dr.ª Vera Lourdes Pestana da Rocha
Resumo: O presente projeto busca construir, dentro do Programa de Apoio aos Projetos de Construção Teatral nas Disciplinas de Encenação Teatral , uma proposta de realização da prática teatral de discentes matriculadas/dos no componente curricular Encenação III, neste semestre de 2011.1, para ser efetivada na escola pública municipal de Ensino Fundamental, de Natal e de Parnamirim (RN). Neste sentido, envolvendo os discentes do componente curricular Encenação III (ART02013), período 2011.1, do Curso de Licenciatura em Teatro, e educandos e docentes do 4º ao 9º anos de escolaridade das redes municipais de educação, das comunidades do entorno dessas escolas, da Grande Natal (Estado do Rio Grande do Norte).
Objetivamos assim, tornar concreta uma proposta de formação de docentes para a área de conhecimento: teatro (objetivo final do Curso de Licenciatura em Teatro da UFRN), com a construção de espetáculos teatrais desde a prática escolar, através da prática de projetos didáticos. Esta proposição deve unir a criação artística com a condução pedagógica em um processo integral e legítimo da Licenciatura em Teatro.
Busca-se com a proposta, a construção do espetáculo teatral na escola, no qual tanto os discentes da Encenação III, quanto os professores e os educandos do Ensino Fundamental possam atuar como atores e outros agentes teatrais (cenógrafos, dramaturgos, técnicos, produtores etc.) com a finalidade de compreenderem as etapas da encenação e os pontos de vista do educador e do artista no processo de criação teatral, na perspectiva de um conjunto sólido de autoletramento e letramento artístico/estético; sociocultural/político; poético/ético. |
Título do trabalho: Grupo Popular de Teatro
Coordenador: Makários Maia
Resumo: A criação deste grupo vem, entre outras expectativas, para criar um novo conceito de teatro popular. A nossa produção artística é popular pois provém do povo.
E sob estes parâmetros, traçamos e desenvolvemos artistísticamente, espetáculos que possam ser abordados, discutidos e "superados" cênicamente.
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Título do trabalho: Alamoa: um processo de construção teatral no GPT
Coordenador: Makários Maia
Resumo: Buscamos trazer à cena o resultado de um processo cujo pensamento majoritário é razoavelmente simples: O teatro é uma experiência: Uma manifestação de ações humanas subjetivas (individual), temporais (histórica) e espaciais (cultural). A construção de nossa cena (Alamoa, de Altimar Pimentel, sob a direção de Makarios Maia) é a busca por uma prática de construção teatral que nos forme e que nos traga lições de preparação de atores, de criação cênica e teatral, de diálogo cultural e poético, com a tradição popular e os conhecimentos da linguagem teatral. Por onde pretendemos deixar as marcas de nossas ações artísticas neste mundo da experiência, com a ruptura do ordinário pelo extraordinário, a trama do indivíduo no cooperativo, a reflexão sobre as diversas matrizes culturais que nos formam, reagrupando: o rito e o ato; a tradição e o contemporâneo; o pensar e o sentir; o indivíduo e o coletivo; o sujeito e o objeto; a política e a poética; o ser e o estar. Alamoa é um texto que trata das mágoas e dores com que dois grandes “femininos” se organizam em nossa sociedade tradicional. Tratamos destes pólos femininos para mostrar o trágico do humano, mesmo no menor espaço de vida possível. É um texto cheio de poéticas, próprios para a ação experimental da arte de ator.
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